5 de agosto de 2009

Direito de resposta sobre suposta falta de ética

Eu tinha ideia de fazer um outro post, mas acabei de receber um link por e-mail e mudei os planos, por enquanto.

Há alguns dias, fiz um post comentando minha saída da Imovelweb e os projetos que desenvolvi lá. Talvez tenha cometido o "erro" de não destacar que todos os projetos foram desenvolvidos em equipe e não sozinho. Mas inocentemente acreditei que as pessoas (principalmente as que trabalham com web) soubessem que um projeto web não se desenvolve sozinho. Ainda mais uma pessoa que já trabalhou para a mesma empresa que eu. Tudo bem que nesse caso, ainda não havia equipe, mas acredito que devia haver bom senso.

Dos projetos citados no meu post, tanto a Página de Detalhes como o projeto do Seguro Residencial foram feitos em equipe. Nesse último, principalmente, o projeto quase como um todo foi desenvolvido por três cabeças; 2 webdesigners e 1 arquiteta da informação. E em nenhum momento no post eu disse ter feito as coisas sozinho. O que eu disse sobre o projeto segue abaixo:

Agora o projeto mais legal, desafiador e trabalhoso foi o Seguro Residencial. Ainda não entrou no ar, tá em fase de programação e deve ainda levar algumas semanas pra sair, por isso não vou divulgar nada antecipadamente além da imagem abaixo. Fica como teaser!

Quando ele entrar no ar aviso aqui. Esse é meu filhinho do coração. O logo, apesar de não ser a sétima maravilha do mundo, é meu também.


A imagem que usei para ilustrar esse pedaço do texto foi a seguinte:



Conforme descrevi no texto citado acima, essa imagem foi somente um teaser, nada do projeto em si pois como ele ainda não está no ar, não posso fazer esse tipo de divulgação antecipada. Também conforme eu disse, o logo (eu só falei no logo) foi criação minha, com apoio e dicas de todos os outros membros da equipe - agora é bom fazer essa ressalva.

Para entenderem do que estou falando, esse é o link que recebi por e-mail:
http://www.fotolog.com.br/meninoegipcio/84573500

Continuando, essas "bolinhas" com os ícones em azul não foram feitos por mim de fato. E em nenhum momento disse isso ou me apropriei do trabalho de alguém como meu. Se alguém entendeu da mesma forma que o Sr. MVRA, pseudômino do autor, ex-parceiro de trabalhos free-lancers e que já trabalhou na Imovelweb na mesma função que ocupei junto com o autor das "bolinhas", peço perdão pois a arte das tais "bolinhas" são do Sr. José, que prefere ser conhecido por Alix Malchik.

Eu, como considero sempre o trabalho em equipe a melhor solução (e sempre deixei isso claro para todos que trabalharam comigo, inclusive o profissional em questão), não tenho por objetivo assinar meus trabalhos como um artista. O design não é arte e isso, um profissional com a trajetória tão auto-vangloriada do Sr. MVRA, acredito que já saiba. Mas também acredito que eu não seja a melhor pessoa para ouvir dele sobre ÉTICA (em letras garrafais conforme ele usou). Não sou o tipo de pessoa que abandona os projetos que pego no meio do caminho simplesmente porque cansei. Também não faço o gênero de desistir de um trabalho sem avisar, e quando as pessoas tentam me cobrar eu, sim, atendo o telefone e respondo e-mail. Se isso não é ética, deveria ser entendido como responsabilidade, e isso eu achava que o Sr. MVRA tinham até que me provou o contrário. E mesmo assim não achei ético espalhar isso nem para os envolvidos e nem mesmo para os meus amigos que o conheceram. Nem mesmo quando meu salário foi reduzido pela metade na contratação por conta de duas indicações que ele fez sem ter previamente avisado: a minha e a do Sr. José. Acredito que ética e responsabilidade não me faltaram em nenhum momento.

Juntando tudo isso, fui buscar um outro lugar onde eu pudesse ouvir o que o próprio Sr. José teria a dizer sobre o assunto, e encontrei isso em sua página do Twitter:

Admiradores: usam minha arte, não colocam o crédito , fala mal de onde eu trabalho. Falta tudo nesse ser, começando por competencia...


Com um pouquinho mais de análise coerente e observação além do superficial que o Sr. José prefere dar sempre, podemos perceber que no meu texto não falei mal da empresa, pelo contrário, coloquei sua posição de destaque no mercado e mostrei o que pude desenvolver para eles (com ajuda, é bom ressaltar de novo). O que eu disse foi que para mim, as coisas não estavam sendo como eu esperava e por isso fiquei insatisfeito, o que culminou na minha saída. A empresa não é ruim, pelo contrário. O que estraga são aquelas pessoas que se preocupam mais com o social, com a "fama" e com fofocas do que com o próprio trabalho. Nunca deixei de elogiar o trabalho dos outros quando achei bom, assim como fiz quando vi pela primeira vez essa imagem que gerou o burburinho e fiz isso direto para o autor. Mas nunca me preocupei em ressaltar os defeitos. Se eu tivesse feito isso, poderia ter falado sobre deficiências que ficaram claras no back-end desse mesmo projeto. Mesmo assim, o que eu tinha pra dizer, falei diretamente para o autor e com uma delicadeza profissional, que falta a essas duas pessoas, infelizmente.

Por esse motivo, e só por esse motivo, me senti no direito e no dever de publicar aqui minha resposta a isso. Minha intenção não é atacar e sim me defender. De verdade, gostaria que esse assunto se encerrasse por aqui, mesmo duvidando um pouco que a outra parte concorde com isso.

Se faltei ou não com ética, vocês podem (e devem) decidir melhor do que eu. Se esse for o caso, peço minhas desculpas antecipadamente. Mas pela minha longa explicação acho que deu pra acompanhar meu raciocínio.

De qualquer modo, senhoras e senhores, peço por favor e de coração que dêem créditos, palmas e atenção para @AleMalchik e @marcosrazuk porque eles realmente valorizam isso mais do que eu.

Como vocês podem perceber, sou seguido além do Twitter... =P

[ATT] Caso alguém não consiga acessar o link do fotolog por estar fora do ar, com agora, ou por qualquer outro motivo, clique aqui para ver o print da tela.

[ATT2] A publicação do nome completo do autor das "bolinhas" o incomodou e ele solicitou aqui no blog (o primeiro dos comentários desse post) para que retirasse seu nome completo. Apenas para identificação, ele é tratado nesse post como "Sr. José", estando somente seu nome profissional identificado. Do restante, mais nada aqui será modificado. O interessante é sempre medir as nossas ações e estar preparado para as reações. Obrigado pelos comentários.

5 comentários:

alix malchik disse...

Peço que você retire o meu nome completo, que é um dado pessoal que você não tem direito de divulgar, ou tomarei providencias legais!

Julis Lazaro disse...

Ai gente que coisa mais feia.
Aprendam a ser profissionais e saibam que o mundo corporativo dá voltas e é minusculo.
Parem de ficar brigando por tão pouco.
Crédito agente não ganha e sim, merece.
Bola pra frente e foquem nos objetivos, picuinhas só atrasam a vida!

PROSPERIDADE!!!

Bjocas!

Nath disse...

Nossa que besteira isso. Marcos e Alix não esperar isso de vcs....... só mostrando que vcs não tem etica mesmo,né......que horrivel...

Rafa, sucesso pois vc merece e é um otimo profissional.
Bjoss

Thiago Silva disse...

Nossa que bafão!
E quem é esse @AleMalchik... cresce e aparece... e mais: vá procurar algo útil pra fazer além de ficar fuçando a vida alheia, se preocupando com o que não lhe convém... tem gnt q não tem mesmo o que fazer! HAJA!
PS> Se incomoda tanto e pelo jeito não sai daqui, bisbilhotando! Sinal que esse blog faz SUUUUCESSO!
AHAza!
Bj Leick! Seu trabalho é magnífico, conheço, super aprovo e assino em baixo!!

André disse...

Eita, criançada se acalmem !!!!!!!

Os devidos créditos a vida dá, o resto é ego !!!!!!!!!

Quem realmente precisa "re-re-re-avaliar" o que leu, é a criança de nome: ********, pois se eu citá-lo posso ser processado !!!!!! rsrsrsrsrsrs

Menino, vou dar um tempinho para você pensar, enquanto sua mãe lhe troca as fraudas.........

Já deu tempo ?

Criança Infeliz, quando se trabalha em equipe - e eu faço isso muito antes de você sair dos cueiros - não tem por obrigação ficar citando todos os envolvidos e declarar que tal coisa é de A ou B ...... e sim da equipe ...... ou neste caso onde foi desenvolvido.......

Vamos imaginar um trabalho de criação situado em outro lugar: um restaurante - e eu não estou dizendo o Pé de Porco, que gente como você deve frequentar, mas sim de lugares como o D.O.M.

Lá existe uma pessoa que é o chefe e dono, conhecido pela alcunha de : Alex Atala - já ouviu falar ??? - pesquisa no Google, este você deve conhecer......

Já pensou: se ninguém que saísse de lá, pudesse dizer que auxiliou ou até mesmo propôs alguma alteração no prato........

Mesmo dizendo isso, mesmo dizendo que trabalhou na criação do prato, estaria ele dizendo que fez isso sozinho ?

Ou de qualquer modo o prato levaria a informação de que seu criador é o Alex ???

Criança (cujo o nome não se pode dizer) deixa a vida se encarregar dos méritos...... enquanto isso procure o seu ego em outro blog, pois pelo visto ele não está aqui..........

Rafa, não esqueça: a maldade, neste caso a idiotice, está na cabeça de quem pensa ...... ou finge que !!!!!!

Abraços e belíssimos trabalhos - como sempre !!!!!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...